Dia 8 de abril poderia ser uma data comum, mas neste sábado comemoramos os 304 anos de fundação da nossa querida Cuiabá. Minha terra natal, lugar que Deus escolheu para ser meu lar e formar minha família.
O tempo voou desde a assinatura da ata de criação da nossa amada Cuiabá em 1719, cidade iniciada às margens do rio Coxipó. A história mostra que lutas e percalços te fizeram grande em tamanho, em população, mas também a tem destacado no cenário nacional, como a Capital do Agronegócio.
Hoje, apesar dos problemas, que toda cidade grande possui, afinal somos mais de 694 mil habitantes, temos muito do que nos orgulhar! Cuiabá cresceu e se desenvolveu de forma extraordinária.
Estamos entre as 50 ‘Melhores Cidades do Brasil’ em indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais, conforme o ranking nacional divulgado pela revista Isto É, em 2022.
Cuiabá também figura entre as 10 melhores cidades do País para empreender, de acordo com pesquisa feita pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Endeavor Brasil, no ano passado. A amostra teve como parâmetros a infraestrutura, capital financeiro, capital humano e cultura empreendedora.
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) de 2021 mencionou Cuiabá como a 2ª cidade brasileira que mais avançou na última década. A análise avalia a evolução das cem maiores cidades brasileiras – que concentram metade do PIB brasileiro – em relação a setores como educação, segurança, saneamento e sustentabilidade.
Enfim, são muitos os avanços ao longo desses anos, mas há muito ainda a se fazer. E eu, como cuiabana legítima e representante do meu Estado estarei sempre buscando o melhor por Cuiabá e Mato Grosso, onde eu estiver.
Parabéns a Cuiabá e a esse povo aguerrido e acolhedor que faz da nossa Capital, a cidade mais calorosa do Brasil!
Deputada Federal Coronel Fernanda
Deixe uma resposta