Deputada Coronel Fernanda participa do 1º Encontro Garimpo Sustentável de Mato Grosso

Deputada Coronel Fernanda participa do 1º Encontro Garimpo Sustentável de Mato Grosso

A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) foi uma das autoridades convidadas para participar do 1º Encontro Garimpo Sustentável de Mato Grosso (EGASUS), promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec) e Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), na noite desta quinta-feira (23.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O evento de três dias, tem como intuito discutir soluções para o garimpo artesanal no Estado, com a participação de garimpeiros, autoridades do setor de mineração, meio ambiente e desenvolvimento, em âmbito estadual e nacional, representantes de organizações do terceiro setor, acadêmicos e docentes de geologia e engenharia da mineração da UFMT e políticos.

Durante o fórum, a parlamentar discorreu sobre a evolução da atividade garimpeira no Estado.

“Atualmente vivemos tempos melhores para os trabalhadores dos garimpos, entretanto há pouco mais de 5 anos os garimpeiros eram considerados marginais, exploradores ilegais de minérios, mesmo trabalhando de forma correta e contribuindo para a economia do município onde estavam instalados, mas isso está mudando. Graças à Metamat que tem atuado de forma a garantir o aperfeiçoamento, reordenamento e a regularização da atividade garimpeira”, destacou Coronel Fernanda em discurso.

A deputada ressaltou que é essencial haver debate sobre o projeto de lei Garimpo Sustentável, entre especialistas da área, representantes do setor produtivo, governamental e Terceiro Setor. Tendo em vista, que o projeto trata do licenciamento da atividade mineral sob o regime de Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), nas regiões garimpeiras tradicionais do Estado, visando o exercício legal da garimpagem, com base nos padrões de sustentabilidade ambiental e social.

De acordo com o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, este é um grande projeto para a Companhia, que precisa do respaldo político para implementação.

“Temos trabalhado muito para implantar o projeto Garimpo Sustentável em Mato Grosso e precisamos do apoio da classe política do Estado para que ele se concretize”, pontuou Juliano Jorge.

Além da deputada também participaram do encontro, o deputado federal Abílio Brunini, o deputado estadual Diego Guimarães, o deputado federal do Pará, Joaquim Passarinho, o deputado Estadual do Pará, Wescley Tomaz. Bem como, o secretário da Sedec-MT, César Miranda e o gerente regional da Agência Nacional de Mineração de Mato Grosso (ANM-MT), Levi Salies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *