--
LEI DA RECIPROCIDADE: Deputada Coronel Fernanda: aprovação é um marco para soberania brasileira

Data

Com essa nova legislação, o Brasil se fortalece como um importante ator no cenário global

Coronel fernanda deputada

A deputada federal Coronel Fernanda celebrou a aprovação da Lei da Reciprocidade, um marco histórico para a defesa dos interesses do Brasil no mercado internacional. Como coordenadora de Políticas de Abastecimento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a parlamentar destacou que a nova legislação representa um avanço significativo na proteção do setor produtivo brasileiro.

A Lei da Reciprocidade visa combater barreiras comerciais impostas ao Brasil sob justificativas ambientais, sociais ou trabalhistas sem fundamentação técnica adequada. Com essa medida, o governo brasileiro passa a ter autonomia para adotar contramedidas proporcionais aos impactos causados por essas restrições, incluindo a suspensão de acordos, investimentos e concessões comerciais.

“Essa é uma vitória da nossa bancada, da FPA e do setor produtivo nacional. Agora, o Brasil pode reagir de forma justa e soberana a medidas abusivas que prejudicam nossa economia e nossa competitividade global”, afirmou a deputada Coronel Fernanda.

A parlamentar também agradeceu o empenho dos colegas no Congresso. “A aprovação da lei reforça o compromisso da FPA e do Congresso Nacional em garantir condições justas para os produtores brasileiros no mercado internacional”, pontuou.

A proposta surgiu da preocupação com as medidas ambientais propostas pela União Europeia e da necessidade de garantir condições equitativas para os produtos brasileiros no mercado internacional. Durante a elaboração da lei, no entanto, a senadora vice-presidente da FPA no Senado, Tereza Cristina (PP-MS), relatora do projeto no Senado Federal, entendeu que o escopo deveria ser mais amplo, para abranger, além da questão ambiental, aspectos sociais e trabalhistas.

Na terça-feira (01/04), o Senado Federal aprovou o relatório da senadora Tereza Cristina por 70 votos favoráveis e nenhum contrário. O autor do projeto é o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), integrante da diretoria da FPA.

Com essa nova legislação, o Brasil se fortalece como um importante ator no cenário global, garantindo maior segurança econômica para seus setores produtivos e ampliando sua capacidade de negociação em relação a barreiras comerciais unilaterais.

Entre em contato com  nosso gabinete ou preencha o formulário

Endereço

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Telefone

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Fale comigo agora pelo WhastApp