--
“Marco temporal garante direito à preservação indígena e segurança jurídica ao homem do campo”, destaca Coronel Fernanda

Data

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do Marco Temporal de demarcações de terras indígenas (PL 490/07), por 283 votos a favor e 155 contra, na noite desta terça-feira (30). A iniciativa, apoiada pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT), estabelece que poderão ser demarcadas apenas as terras já ocupadas por povos indígenas até 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal.

A congressista, que integra a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), assegura que a aprovação do PL vai equilibrar discussões e resolver conflitos no campo.

“O Marco Temporal é benéfico porque garante a preservação indígena e do seu território, além de conferir segurança jurídica ao produtor rural e à propriedade privada no Brasil”, defende ela.

A parlamentar reforça que a medida reconhece a importância dos povos indígenas no País e seus respectivos direitos, conforme estabelece o artigo 231 da Constituição Federal. E mais, atesta o direito de propriedade, por meio da criação de Reservas Indígenas (art. 26 da Lei nº 6.001/73), garantindo indenização das propriedades afetadas.

Na sequência, o texto segue para análise do Senado. Em caso de aprovação, vai para a sanção presidencial.

Supremo

O Marco Temporal está na pauta de votação do Supremo Tribunal Federal (STF) da próxima quarta-feira (07). Durante a sessão, os ministros podem votar uma ação que define se a promulgação da Constituição de 1988 pode servir como marco temporal para o tema.

Entre em contato com  nosso gabinete ou preencha o formulário

Endereço

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Telefone

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Fale comigo agora pelo WhastApp