Durante a abertura do 2º Encontro de Vereadoras de Mato Grosso, a deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT), enfatizou a necessidade das mulheres se unirem para a ampliação do número de representantes do sexo feminino, na política mato-grossense. O evento é promovido pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá.
“É tempo de nós, mulheres, unificarmos os discursos e nos empenharmos no crescimento da força feminina no ambiente político, independentemente do partido. Atualmente, Mato Grosso possui 228 vereadoras, é um número pequeno diante do universo de 1.404 vereadores eleitos no Estado. A política não é fácil, é preciso ter coragem e principalmente incentivo, para que mais mulheres assumam posições de comando nas esferas de poder”, conclamou a parlamentar.
A deputada citou ainda que é preciso convidar mulheres para fazer parte dos projetos políticos de 2024 e fazer a diferença no Estado. Ela, inclusive, assegurou que o propósito do PL é se tornar o partido com maior percentual de vereadoras, vice-prefeitas e prefeitas eleitas em Mato Grosso, no próximo ano.
O evento que, em 2023 tem como tema “Mulher que inspira mulher”, objetiva abordar assuntos relevantes do cenário político, auxiliar as atividades Legislativas, bem como discutir a importância da mulher como representante popular e estimular o aumento de mulheres nos legislativos municipais mato-grossenses.
Dados
Atualmente, Mato Grosso possui 22 Câmaras Municipais presididas por mulheres. O legislativo municipal com maior número de eleitas é Dom Aquino, que possui 6 vereadoras do total de 9 vereadores. Apesar dos dados positivos, dos 141 municípios do Estado, 16 deles não possuem uma representante feminina e a maioria conta com apenas uma legisladora.
Deixe uma resposta