--
Deputada Coronel Fernanda apresenta projeto de criação do Dia Nacional da Mulher Rural

Data

A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) apresentou nesta quarta-feira (15.02), o Projeto de Lei nº537 de 2023 que cria o Dia Nacional da Mulher Rural, que após aprovação, será comemorado no dia 15 de outubro. A proposta tem como objetivo homenagear as trabalhadoras do campo, reconhecendo o papel da mulher na seara agrícola como forma de estabelecer políticas públicas que valorizem e incentivem o trabalho feminino.

“É preciso enaltecer o trabalho das mulheres que atuam no campo. Há tempos elas deixaram de ter papel secundário no setor, muitas delas passaram de apoiadoras do marido na atividade rural para a posição de proprietárias ou mesmo gestoras de lavouras de ponta a ponta. Atualmente, além de atuarem como produtoras rurais, pecuaristas, elas prestam serviços nas fazendas, nos polos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento do agro, dentre outras áreas relacionadas ao meio rural”, justifica a deputada.

Segundo informações da ONU Mulher (Organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres), a mão de obra feminina responde por 45% da produção alimentícia no Brasil e demais países em desenvolvimento. Elas trabalham cerca de 12 horas semanais a mais que os homens. Ainda assim, somente 20% dessas trabalhadoras são proprietárias das terras onde trabalham. A Organização ainda ressalta que em torno de 90% do que elas lucram no campo é reinvestido na educação e no bem-estar da família.

O dia 15 de outubro foi escolhido por já ser celebrado o Dia Internacional da Mulher Rural.

Mulher no campo

Dados do Censo Agro de 2017, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacam que a população brasileira é composta por 51,8% de mulheres e 48,2% de homens. No entanto, quando são analisadas as estatísticas referentes à liderança de imóveis rurais, a proporção é de 81% de homens contra 19% das mulheres.

As mulheres representam apenas 29% do agro brasileiro, ainda assim, estão no comando de 946.075 (18,7%) das cerca de 5 milhões de propriedades rurais contabilizadas pelo levantamento e ainda, que o número de estabelecimentos rurais administrados por mulheres cresceu 38%, em 12 anos. Elas também representam mais de 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entre em contato com  nosso gabinete ou preencha o formulário

Endereço

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Telefone

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Fale comigo agora pelo WhastApp