Após cobrança de Coronel Fernanda, ministro do Desenvolvimento Agrário garante reabertura do Incra de Cuiabá

Após cobrança de Coronel Fernanda, ministro do Desenvolvimento Agrário garante reabertura do Incra de Cuiabá

Durante a audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara Federal, nessa quarta-feira (26.04), a deputada Coronel Fernanda (PL-MT), cobrou do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a reabertura da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Cuiabá e a solução do conflito agrário do assentamento P. A. de Itanhangá/Tapurah, em Mato Grosso.

“Até quando o Incra de Cuiabá ficará de portas fechadas, ministro? Já são 6 meses sem um espaço de atendimento na nossa capital. Outra questão importante a ser resolvida é a situação do assentamento Itanhangá/Tapurah, o que o Ministério fará para resolver esse conflito que dura anos?”, questionou a parlamentar mato-grossense.

O ministro, que compareceu à sessão para explicar aos deputados quais as prioridades da Pasta para o ano de 2023, respondeu às perguntas da congressista.

“Em breve o escritório do Incra de Cuiabá será reaberto, estamos apenas definindo se a nova sede será locada ou haverá permuta com a Conab desse local. Sobre o assentamento, o presidente do Incra deverá realizar uma audiência pública com os moradores locais e convido a deputada para participar e acompanhar todo o processo de regularização do assentamento”, esclareceu o ministro.

Após a sessão, o presidente do Incra, Cesar Aldrighi, convidou Coronel Fernanda para comparecer a audiência que será marcada com o MP, Incra e PF, sobre o assentamento Itanhangá. A data prevista é início de maio.

Os assentados  do P.A. buscam a homologação e titulação das terras onde vivem mais de 1000 famílias, desde 1995.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *